quarta-feira, 6 de maio de 2009

Dicas de como se portar numa entrevista de emprego

Para a maioria das pessoas que está em busca de um emprego, a entrevista é sempre um momento de tensão e de nervosismo. O profissional quer passar a melhor impressão ao entrevistador, mas conseguir isso pode ser muito complicado se ele não estiver preparado.
Por isso, é importante seguir algumas regras simples que podem fazer toda a diferença entre ser ou não a pessoa escolhida para ocupar a posição. A seguir, algumas dicas preparadas pelos especialistas da consultoria Career Center:
- Pesquisar com antecedência dados sobre a empresa, inclusive como chegar ao local da entrevista, faz com que você esteja mais preparado, diminui a ansiedade e evita situações de estresse desnecessárias que podem afetar seu desempenho.
- Nunca esqueça que uma entrevista é uma situação formal e que a primeira impressão do entrevistador sobre o candidato influencia na decisão. Por isso, capriche na apresentação pessoal.
“Mulheres não devem usar decotes, maquiagem e perfume muito fortes nem saia acima do joelho; homens devem usar terno e gravata e ter a barba bem feita”, explica Marlene Amorim, consultora da Career Center.
- Fique atento à forma como você se comunica: é fundamental transmitir segurança, simpatia, entusiasmo e disposição. Para tanto, fale de forma tranquila, não gesticule demais e preste atenção no que é perguntado.
- Não deixe que suas emoções e seu nervosismo prejudiquem o seu desempenho: nunca critique as empresas onde trabalhou anteriormente e fique atento para não admitir pontos negativos que possam prejudicá-lo.
- Esteja preparado para falar de seus pontos fracos. “As empresas sabem que nenhum profissional é perfeito: elas buscam profissionais que têm consciência de seus pontos fracos e que trabalham para superá-los”, afirma Marlene.
- Prepara-se também para falar sobre os seus objetivos profissionais para o futuro. Mostre que você sabe exatamente aonde quer chegar e que está focado na busca de seus objetivos.
- Encare a entrevista não como uma ameaça, mas como uma oportunidade de mostrar a sua capacidade e competência: aproveite as perguntas do entrevistador para contar tudo o que já realizou em outros empregos, como agiu em situações decisivas e quais foram os resultados alcançados.
- Tome cuidado para não se mostrar arrogante: é importante demonstrar autoconfiança e segurança, mas sem exageros. Também não seja excessivamente humilde: deixe claro que você trouxe muitos resultados em suas experiências de trabalho anteriores.
- Por fim, sobre o tema “salário”, espere que o entrevistador aborde o assunto e quando isso ocorrer, não arrisque um valor muito alto (o que poderá acabar com suas chances), nem um valor muito baixo.
A dica é se informar sobre os salários pagos por outras empresas do mesmo ramo e revelar ao entrevistador quanto você ganhava em seu emprego anterior, deixando aberta a possibilidade de negociação”, conclui Marlene.Fonte: Carreira & Gestão – 22.04.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário