quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dicas para ser bem-sucedido na entrevista de emprego

A ansiedade antes de comparecer a uma entrevista de emprego é comum a todos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Por esse motivo, o CRC SP Online entrevistou a psicóloga organizacional Márcia Regina Banov sobre o assunto.

Confira abaixo algumas dicas da especialista:

Sinceridade – Um dos pontos-chave para um bom resultado numa entrevista de seleção é ser você mesmo. O ideal é nunca interpretar um personagem com características que você julga importantes para ser aprovado. “Mentir não favorece em nada. Uma coisa é se policiar durante o processo seletivo, outra é se policiar um, dois ou mais anos dentro de uma empresa”, diz Márcia.

Hoje em dia, a “entrevista comportamental” tem sido bastante utilizada. Ela visa a rastrear o padrão de comportamento do candidato, além do conhecimento técnico. A tradicional pergunta “o que você costuma fazer em seu tempo livre?” se transforma em comportamental quando, por exemplo, o candidato responde que gosta de ler e o entrevistador rebate a pergunta, pedindo para que ele comente sobre o último livro lido. “Assim o selecionador avalia a coerência entre as respostas do candidato. Se ele não souber relatar o assunto solicitado, provavelmente não tem o hábito da leitura e não foi sincero em sua resposta”, complementa.

Autoanálise – Alguns entrevistadores pedem para que o candidato fale sobre si mesmo. Nesse momento, ele não deseja saber sobre a vida pessoal, mas sim sobre as competências e conquistas profissionais de quem está sendo avaliado. Mencionar os resultados conquistados em trabalhos anteriores é fundamental. “De preferência, o candidato deve voltar todas as suas respostas para o âmbito organizacional, com foco nos resultados”, indica a psicóloga.

Marketing pessoal – Saber se vestir de acordo com a cultura da empresa é importante. “Dentro da Contabilidade, por exemplo, ainda permanece o traje social”, diz Márcia. Ganha pontos também quem é pontual. Essa pontualidade, na maioria dos casos, se estende a outras atitudes do candidato que são apreciadas pela empresa como cumprir prazos, ser pontual nos pagamentos e em outros compromissos.

Mostrar conhecimento sobre a organização aponta interesse do candidato. Pesquisas no site da empresa, em jornais e revistas fornecem informações sobre seus produtos e principais clientes. “Na área da Contabilidade, por exemplo, é interessante estudar balanços e outras informações contábeis da companhia”, relata Márcia.

Reprovação – A grande maioria das pessoas que se submete a processos seletivos encara a reprovação de forma totalmente negativa. É comum, principalmente em grandes empresas, um profissional candidatar-se a um cargo abaixo de suas qualificações. Ele tem em mente que, se conseguir entrar naquela organização, rapidamente chegará ao cargo desejado. Mas isso levará bastante tempo. O entrevistador, ao notar que o candidato tem mais qualificações do que o cargo exige, o reprovará. “Os candidatos são reprovados quando suas competências estão tanto abaixo quanto acima do que o cargo requer. Devemos abandonar o conceito de que os competentes são aprovados e os incompetentes reprovados, afinal, o candidato não sabe quais são os critérios de avaliação para aquele momento”, diz.

Independentemente de ser aprovado ou reprovado, o processo de seleção é um momento de aprendizado. Refletir sobre as questões que foram feitas e analisá-las em seu perfil é importante para todos, pois ajuda a melhorar o desempenho profissional. “Se a pessoa engasgou, por exemplo, ao falar sobre seus objetivos a curto e a longo prazos, é sinal de que está na hora de traçar realmente esses objetivos”, conclui Márcia.

Fonte: CRC Online - 13.05.09

Um comentário:

  1. Boa noite, sous Gedeonis , curso RH e este blog tem uma boa dica. Parabéns!!!

    ResponderExcluir